Tido como uma das mais belas cidades da Serra da Mantiqueira, repleta de belezas naturais e gente hospitaleira, o município de Santo Antônio do Pinhal tem esse nome em homenagem às diversas espécies de araucárias que se espalham e crescem por todo o município, e que carregam consigo um dos mais nutritivos e deliciosos frutos da montanha: o pinhão. Para celebrar a abundância do fruto, encontrado fartamente em qualquer esquina da cidade nos meses de maio a agosto.

Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Fundo Municipal de Solidariedade e a Associação Comercial e Turística de Santo Antônio do Pinhal (ACASAP), realiza no período de 01 a 23 de maio de 2010 a VIII Festa do Pinhão, um evento que vem se consolidando como uma das principais Festas temáticas da região, que conta com barracas de comidas típicas, artesanatos, apresentações culturais, shows e muito mais.

Durante toda a Festa do Pinhão, os finais de semana do evento contarão com diversas atrações especiais, incluindo uma praça de alimentação com pratos típicos a base de pinhão, exposição de artesanato local na Praça do Artesão e shows e apresentações musicais com entrada gratuita.